Família de Primeira Viagem: Infográfico: Pirâmide Alimentar + Dicas Para Alimentação Infantil

7 de julho de 2017

Infográfico: Pirâmide Alimentar + Dicas Para Alimentação Infantil

Olá a todos!

Hoje nosso post tem como objetivo ajudar as mamães e papais (e titias e quem mais não souber do assunto) a entender um pouquinho mais sobre alimentação infantil.

A pirâmide alimentar é uma representação gráfica de como uma alimentação saudável deve ser composta tanto para ficarmos devidamente nutrido, quanto ppara prevenir doenças crônicas não degenerativas.

Ela se divide da seguinte forma:

Grupo 1 - Cereais, Tubérculos e Raízes;
Grupo 2 - Frutas e Hortaliças;
Grupo 3 - Leites e derivados lácteos, Carne e ovos, e Leguminosas;
Grupo 4 - Açúcares e doces e Óleos e gorduras.


É importante salientar que em cada faixa etária, a necessidade e proporção dos alimentos é diferente de outras, e também que leite, carnes e leguminosas devem ser consumidos na proporção de 10 a 15% do seu valor calórico e não devem serem trocados entre si (abro parenteses aqui para casos onde a criança tem alergia á esses alimentos, e nessas situações o correto é consultar uma nutricionista para que ela possa criar uma alimentação balanceada e que supra as necessidades que a falta desses componentes podem trazer).

Na fase pré-escolar o crescimento e o ganho de peso já não são mais tão rápidos quanto eram até os dois anos, sendo assim é comum a diminuição de apetite das crianças, claro que isso também é variável de acordo com as condições físicas delas, idade, o que foi comido na refeição anterior, se ela faz atividade físicas e etc, mas deve-se respeitar o apetite da criança. Força-la a comer em todas as refeições pode fazer com que ela associe a hora da comida á algo ruim, e assim aumentar ainda mais a ânsia pela refeição.

Outra coisa fundamental (que eu confesso que aprendi recentemente, porém na creche é feito dessa forma), é que as refeições e lanches tenham um horário definido para acontecerem, ou seja, fixe um horário para cada refeição e quantos minutos ela vai durar, assim a criança (e o sistema dela) entende que tal horário é reservado para comer.

Ah! Não dê bolachinhas ou qualquer tipo de "lanchinho fora do horário", porquê assim ela aprende que se não quiser comer aquela comida (por exemplo o almoço com brócolis e feijão) que você ofereceu antes, ela vai ganhar uma comidinha mais "gostosa" depois. Então: não comeu no horário, só ofereça comida na próxima refeição certinho!

Para despertar o interesse da criança, também deixe a comida o mais colorida possível! Bora pôr verdinho, laranja e mais as cores que der com legumes e verduras no pratinho - tanto dela quanto seu, afinal elas aprendem mais por imitação do que por ordens. Aqui tem mais uma coisa também: comam na mesa juntos sempre que possível. A hora da refeição também passa a ser uma hora agradável em família, e aí vira mais um estímulo para comer :)

Por fim: de todos os líquidos, sempre dê prioridade a água, óbvio que não é para evitar suco né, mas se a criança não gosta e não quer tomar suquinho, dê água para ela e ofereça a fruta em si, por sinal a pediatra da Rebeca comentou comigo que é bem mais nutricional a fruta do que o suco, porquê nutrientes se perdem quando a gente tritura no liquidificador ou insere açúcares.

Espero muito que tenha ajudado as mamães de plantão e acalmado o coração daquelas que estão com o filho na fase que não quer comer tanto assim. Como comentei no insta @familiadeprimeiraviagem é normal essa perda de apetite e seletividade de alimentos (teve uma época que a Rebeca não comia coisa laranja, nada, hoje voltou ao normal), mas passa. O importante é você continuar oferecendo coisinhas saudáveis para ela, e se ela não gostar tente  oferecer de forma diferente, com textura diferente ou cortado em um desenho bonitinho, aqui vale usar toda a imaginação que puder.

Beijos á todos!

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário